APOSENTADORIA POR IDADE

Aposentadoria por Idade

A aposentadoria por idade é o benefício concedido a trabalhadores urbanos do sexo masculino, a partir dos 65 anos e para as mulheres, 60 anos de idade.

Para os trabalhadores rurais, a idade mínima para os homens é de 60 anos e mulheres, a partir dos 55.

Para os segurados filiados (urbanos) até 24 de julho de 1991, deve haver a comprovação do número de contribuições exigidas referentes ao ano em que foram implementadas as condições de requerimento do benefício.

Os segurados rurais, filiados até 24 de julho de 1991, deverão comprovar suas atividades rurais de acordo com a tabela vigente. Na data de entrada do requerimento ou na data que foi implementada todas as condições que o benefício exige, o trabalhador deverá estar exercendo a atividade rural

APOSENTADORIA POR INVALIDEZ

Aposentadoria por Invalidez

A Aposentadoria por Invalidez é caracterizada quando a perícia médica da Previdência Social considera que o trabalhador está incapacitado de executar as atividades, seja por acidente ou doença, que, por si, garantiam seu sustento.

No caso de doença, a contribuição mínima deverá ter sido de 12 meses. Para o caso de acidente, basta estar inscrito na Previdência Social, não sendo requerido um tempo mínimo de contribuição (carência).

APOSENTADORIA POR TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO

Aposentadoria por Tempo de contribuição

Há dois tipos de Aposentadoria por Tempo de Contribuição: a integral ou a proporcional.

Para obter o benefício da aposentadoria integral, o trabalhador do sexo masculino deverá comprovar ter contribuído, no mínimo, 35 anos e 30 anos para o sexo feminino.

A aposentadoria proporcional é o benefício concedido para o trabalhador que combinar o tempo de contribuição e idade mínima. O benefício ficou restrito ao segurados do sistema à data da Emenda 20/98. A aposentadoria proporcional não existe mais após a EC 20/98, cabendo apenas a aposentadoria integral ao trabalhador cujas condições foram descritas no segundo parágrafo.

APOSENTADORIA ESPECIAL

Aposentadoria Especial

Quando o trabalhador é exposto, em sua rotina de trabalho, durante 15 a 25 anos, a um ambiente nocivo a sua saúde ou cuja exposição tenha sido superior à tolerável, o segura tem direito ao benefício.

Para ter o benefício, o trabalhador deverá ter sido exposto de forma regular e habitual, não em ocasiões ou situações intermitentes.

APOSENTADORIA RURAL

Aposentadoria Rural

Para obter os benefícios da Aposentadoria Rural, o trabalhador homem deve ter 60 anos de idade e a trabalhadora mulher, 55.

O trabalho rural, tal como suas atribuições diárias, costumam ser mais desgastantes que as de um trabalhador urbano e, para tanto, a Previdência Social favorece com 5 anos a menos a idade mínima para a aposentadoria