Auxílio doença

Benefício requerido no âmbito administrativo ou judicial, destinado aos segurados acometidos por alguma doença que o incapacitem para o trabalho, após o cumprimento da carência (período mínimo de contribuição);

Auxílio acidente

Benefício requerido na esfera administrativa ou judicial, destinado aos segurados incapacitados para o trabalho, em razão de acidente no trabalho ou no caminho do serviço para casa e vice-versa, e aqueles acometidos por alguma doença ocupacional, desencadeada ou agravada pelo trabalho exercido;

Pensão por morte

Benefício pago aos dependentes do segurado do INSS que vier a falecer ou, em caso de desaparecimento, tiver sua morte presumida declarada judicialmente. A duração do benefício pode variar conforme a quantidade de contribuições do falecido,

Aposentadoria Especial

Mais vantajosa ao segurado que cumprir os requisitos previstos na lei previdenciária, como ter trabalhado, no mínimo, 25 anos exposto a agentes agressivos à saúde e a integridade física. Isto deverá ser comprovado por meio de formulários padrão expedidos pelo Poder Público e preenchidos pelas empresas empregadoras, como o PPP; DSS8030; SB-40 e DIRBEN.

Aposentadoria por Tempo de Contribuição

Concedida ao segurado que contar com, no mínimo, 35 anos de tempo de contribuição, se homem, e 30 anos, se mulher; independentemente de idade mínima.

Aposentadoria proporcional

Concedida ao segurado que preencher 2 requisitos: idade e tempo de contribuição. O segurado homem deve contar com, no mínimo, 53 anos de idade e 30 anos de contribuição, mais um adicional de 40% sobre o tempo que faltava em 16 de dezembro de 1998 (EC 20/98) para completar 30 anos de contribuição. A segurada mulher deve ter, no mínimo, 48 anos de idade e 25 anos de tempo de contribuição, mais um adicional de 40% sobre o tempo que faltava em 16 de dezembro de 1998 (EC 20/98) para completar 25 anos de contribuição.

Aposentadoria por Idade

Concedida aos trabalhadores homens aos 65 anos de idade, com 15 anos de carência, e para a trabalhadora mulher aos 60 anos de idade, com 15 de carência.

Aposentadoria por Invalidez

Concedida ao segurado considerado definitivamente incapacitado para exercer suas atividades habituais ou outro tipo de serviço que lhe garanta o sustento.