Sabia que o INSS usa o seu CNIS para ver se você tem direito de aposentar, e para calcular o valor da sua aposentadoria?
Então, veja que o CNIS é um dos documentos mais importantes para o seu pedido de aposentadoria e, por isso, verificar se todas as informações estão corretas e realizar a correção das irregularidades antes de fazer o seu pedido no INSS é fundamental.
Sempre que lidamos com assuntos do INSS, ouvimos muito essa “palavra”. Recebo diversas mensagens de clientes me perguntando o que é esse tal de CNIS.
Na verdade, é uma abreviação. CNIS significa Cadastro Nacional de Informações Sociais. Nesse documento você pode ver as suas informações previdenciárias que estão arquivadas lá no INSS, como, por exemplo:
Que o CNIS é um documento muito importante para a sua aposentadoria, já deu para você perceber. Ele precisa estar com todas as informações corretas, porque do contrário é grande a chance de sofrer um prejuízo.
Essa situação me faz lembrar do caso do Sr. Nelson. Antes de se aposentar, ele me procurou para analisar as suas condições de aposentadoria. Quando bati os olhos no CNIS dele, percebi alguns problemas que poderiam prejudicar a sua aposentadoria. Alertei o Sr. Nelson sobre os prejuízos que poderia sofrer se não fizesse o Acerto do CNIS. Contudo, o Sr. Nelson preferiu ignorar o meu alerta, e acabou seguindo as orientações recebidas no INSS de que não é necessário fazer a retificação do CNIS antes de pedir a aposentadoria.
Passados mais de seis meses, o Sr. Nelson me procurou novamente, reclamando do valor da aposentadoria. Então eu fiz os cálculos novamente, e lhe mostrei que por não fazer a Retificação do CNIS antes de dar entrada no pedido de aposentadoria, foi prejudicado em aproximadamente R$1.300,00.
Conseguiu perceber que a Análise do CNIS pode evitar um prejuízo desses, e acabar recebendo uma aposentadoria ruim?
Para evitar isso, antes de pedir a aposentadoria, deve ser feita a Análise do CNIS por um advogado especialista em direito previdenciário.
A Análise do CNIS vai permitir verificar:
Você pode tirar seu CNIS pelo aplicativo ou pelo site do Meu INSS.
Para isso, você precisará ter em mãos:
Caso encontre alguma dificuldade, você pode enviar essas duas informações para o seu advogado previdenciário de confiança.
Fiz um passo a passo de como você pode tirar o seu CNIS pela internet.
Como o INSS muda constantemente o site, pode ser que quando você for tirar, ele esteja diferente da foto, mas o passo a passo é o mesmo.
Vamos lá!
Vou te ajudar a baixar o CNIS de forma bem fácil:
Viu como foi bem fácil?
Agora você tem em suas mãos um dos documentos mais importantes para a sua aposentadoria.
E não se esqueça de pedir a Análise do CNIS, evitando assim de receber uma aposentadoria ruim.
Este site utiliza Cookies e Tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência. Ao utilizar nosso site você concorda que está de acordo com a nossa Política de Privacidade.