Equipamentos de proteção individual e a importância para a segurança do trabalho
EPI

A Importância Para a Segurança do Trabalho

Os EPIs – Equipamentos de Proteção Individual são fundamentais para garantir a segurança do trabalho. A sua correta utilização garante a segurança e saúde dos funcionários.

Alguns ambientes de trabalho exigem atenção maior para evitar acidentes.

Você sabia que a cada 4 horas e meia uma pessoa morre por acidente no trabalho? 

Essa triste situação foi constatada pelo Observatório Digital de Segurança e Saúde no Trabalho, provocando o aumento das discussões para o uso de EPI (Equipamento de Proteção Individual).

O EPI diminui os acidentes e, principalmente, reduz a gravidade quando algo inesperado acontece. Por isso, seja você um colaborador, ou empresário, é importante saber como as leis brasileiras funcionam.

EPI | Como é a Regulamentação no Brasil

A utilização de EPI está na lei n.º 6.514/1977. Os funcionários de uma empresa devem utilizar os equipamentos de proteção individual quando forem exercer alguma atividade que possa gerar risco à saúde e à segurança.

As empresas são obrigadas a fornecer todos os equipamentos necessários para garantir a segurança do trabalhador. Além disso, cada trabalho vai exigir um tipo de equipamento. Todas essas medidas são feitas para reduzir os riscos de acidentes, doenças ocupacionais e doenças do trabalho.

Quando utilizar o EPI?

A primeira coisa a fazer é acionar os funcionários da Segurança do Trabalho. Eles vão analisar quais são os riscos que cada função pode causar acidente ou doença. Com base nisso, eles irão dizer quais os equipamentos que serão fornecidos.

Um exemplo disso, para aqueles que trabalham em produção industrial, é indispensável o uso de óculos, luvas, calçados específicos, protetores auriculares e capacetes. Já quem vai ter algum contato com química deve utilizar avental, touca, viseira facial e, em alguns casos, até respirador.

Existem empresas que possuem departamentos responsáveis por incentivar o uso correto de EPI. A CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) é a mais comum dentro das empresas. Os responsáveis desse setor devem realizar treinamentos adequados para mostrar os riscos e perigos quando o funcionário não utiliza de forma adequada os EPIs.

É obrigação da empresa fiscalizar de forma rotineira a utilização dos EPIs, para garantir que os colaboradores estejam cumprindo com as normas. Dessa forma, é possível identificar se todos os equipamentos de proteção individual estão em boas condições de uso, e com isto, reduzir as chances de acidente no trabalho.

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